HEDYNHO

Bicileta inteligente

Bicileta inteligente

Bicicleta inteligente tem espaço no Salão do Automóvel

bike eletrica

São Paulo – O Salão do Automóvel é um evento específico para a exibição de novos carros e tecnologias embarcadas. Entre 500 carros expostos, uma “magrela” recebeu destaque: a smart ebike.

Desenvolvida pela Smart, montadora do mesmo grupo da Mercedes-Benz, a bicicleta possui recursos tecnológicos que a tornam mais inteligente do que as demais. Recém-lançada no mercado europeu, a bike pode ser conferida até domingo, 4 de novembro, no estande da montadora.

A smart ebike conta com freios a disco com comando hidráulico nas duas rodas equipadas com pneus Continental EcoContact Plus, resistente a furos. Partes do corpo da bicicleta possuem conjunto de LEDs, para a iluminação em ambientes escuros.

No centro do guidão, há um painel LCD com velocímetro, odômetro (que exibe a distância percorrida), mostrador de energia e carga da bateira e outras funções. Além disso, o painel também possui porta USB, para conectar dispositivos que necessitam eletricidade.

Assim como alguns carros exibidos no evento, a bicicleta também é um veículo “híbrido”. Ela conta com um motor elétrico que pode ajudar na propulsão exercida pelo usuário. O motor elétrico é acionado para auxiliar em velocidades inferiores a 25 quilômetros por hora, após esse limite, o motor é automaticamente suspenso.

É possível regular a potência do motor elétrico entre quatro níveis pré-estabelecidos. Segundo a Mercedes-Benz, dependendo do nível selecionado, a carga da bateria pode durar mais de 100 quilômetros. A bateria portátil fica integrada ao quadro da smart ebike e pode ser carregada em uma tomada de corrente normal. A energia cinética gerada pela frenagem da bicicleta é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria.

A bike ainda não tem data específica para ser vendida no Brasil, mas é uma aposta diferente da Mercedes/Smart para o futuro da mobilidade urbana.

fonte :Abril.com.br

hedynho