HEDYNHO

Como Escolher o Melhor Freio a Disco

Como Escolher o Melhor Freio a Disco

                                                    freio a disco
Freio a Disco
 Freio a disco

Se alguma vez você já foi checar as opções de freio a disco, deve ter ficado com várias dúvidas. Só no quesito preço, tem freio de 100 ou 1000 reais.

freio a discoA primeira coisa, a saber, é que a evolução para freios a disco trás benefícios juntamente com um custo maior de manutenção. A eficiência é realmente maior, mas um dimensionamento correto é fundamental para evitar gastos desnecessários na compra ou na manutenç

Mecânico ou Hidráulico

Essa é a primeira e maior dúvida. Alguns afirmam que o freio a disco só faz diferença se for hidráulico. Talvez na questão de modulação, pode ser. Mas dependendo do uso, um mecânico (com cabo) pode ser o suficiente e evitar o mais chato da manutenção dos freios hidráulicos: a sangria.

Para decidir melhor, nada melhor do listar os benefícios e os custos. Nos dois tipos, o funcionamento em chuva ou condições adversas é superior a um v-brake.

A diferença entre os dois só irá aparecer com uma maior velocidade. Nesse caso, o hidráulico terá uma eficácia maior.

Se o pedal for ao estilo cicloturismo, talvez não seja necessário uma super eficiência, basta apenas o fato de trabalhar bem mesmo em chuva e não desgastar o aro.

Agora se o seu caso é competição ou um uso mais esportivo, investir e até pesquisar mais dentro da categoria hidráulico fará você ganhar alguns segundos em circuitos travados.

Tamanho do Disco

Outro fator que vai aparecer é o tamanho do disco. 120, 160 ou 200 mm? Aqui é olhar para o uso novamente. Quanto maior o disco, mais forte será a freada. Se o caso for downhill, um disco acima de 160 mm é o indicado. Para passeio, um disco pequeno já serve. Até porque, em viagens, quanto menor o disco, menores são as chances de entortá-lo.

E lembre-se de que mudando o tamanho do disco, você também terá que usar um adaptador para posicionar a pinça no local correto. E esses adaptadores custam próximo de 100 reais.

Cubos

Muitos freios vem em conjunto com cubos. Mas se você for comprar separado, fique atento como os discocuboss são presos aos cubos. Pode ser por parafusos ou encaixes de ranhuras.

 Fixação no Quadro e Garfo

Um último detalhe a ser observado é como é a furação do seu quadro para prender a pinça. Tem furação em dois sentidos. Como nunca houve uma padronização, ainda há dois tipos. Mas com a entrada da Shimano, o modelo de furação lateral esta predominando. cubo k7

  Freios de 100 Reais

Qual é a jogada para esse preço? Eles geralmente são “meio” freios. Em cada pinça, somente um lado da pastilha é móvel. Com isso, é praticamente tudo metade de um freio onde as duas pastilhas se movem contra o disco.

Com um só lado movendo, a frenagem sempre fica um pouco retardada. Isto porque, a parte móvel irá encostar primeiramente no disco e levar tudo contra a pastilha fixa. Só a partir do ponto em que as duas estiverem agindo é que a frenagem fica eficiente.

Isto gera um freio mais duro que os outros, porque você estará arqueando um pouco o disco até encontrar a outra. E arqueando o disco, você o deteriora mais rapidamente. Então o que é barato de início, pode custar mais para manter.

   Fonte: ondepedaler.com

 

   HEDYNHO TOPO