HEDYNHO

Escolha a Bike Certa

Escolha a Bike Certa

Praia, trilha ou asfalto? Esporte, atividade física ou diversão? A bicicleta tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente daquelas que vivem nas grandes cidades ou querem aventuras nas montanhas e à beira mar. Além de ser uma ótima opção para quem busca mobilidade, pedalar também traz benefícios para o corpo e a mente. Mas como escolher a bike certa e utilizá-la de maneira consciente, respeitando os limites do corpo? Confira abaixo algumas dicas do preparador físico e treinador de mountain bike Cadu Polazzo e tire as suas dúvidas.

Para pedalar na praia

bike
Para pedalar na beira do mar, onde normalmente o terreno é plano, as marchas da bicicleta não são essenciais. Sem o câmbio, a bike fica mais leve e facilita para o ciclista. É o modelo indicado para pedalar nos momentos de folga e lazer.

Bicicleta Blitz é indicada para o terreno plano, como na beira mar, por exemplo

- Pedalar aos finais de semana pode ser o começo para sair do sedentarismo, mas é preciso pelo menos dois treinos por semana para conseguir benefícios à saúde. Essas duas vezes devem ser realizadas em treinos alternados. Por exemplo, o primeiro treino entre terça e quinta e o segundo no sábado ou domingo - disse Cadu Polazzo.

Para pedalar na cidade

bikeUma bike urbana precisa ser adequada ao que você precisa. É claro que cada cidade tem características próprias, mas em geral uma bicicleta com 21 velocidades atende bem ao ciclista sem um investimento muito alto: ela vai de uma marcha leve para uma mais pesada para encarar subidas, retas e descidas.

Bicicleta KHS Ultra Sport 1.0 é ideal para quem precisa rodar na cidade

- A sugestão é não exagerar na dose no começo, pois treinar pedais longos (acima de uma hora ou mais), pode causar lesões ou mesmo baixar a resistência imunológica. Tente começar com pedais de 20 a 30 minutos em intensidade leve ou moderada. Escolha um percurso plano e sem muitas paradas para que o metabolismo fique o mais constante possível.

Para pedalar em trilhas

bike trilha
Se o seu negócio é pedalar em trilhas, segurança e conforto precisam ser prioridades. Uma suspensão resistente para amortecer os impactos, uma relação de marchas confiável e um bom conjunto de componentes fazem toda a diferença. A trilha exige muito fisicamente, então é importante beber bastante água.

Bicicleta ProShock Venta é para pedalar em trilhas com segurança e conforto

- Outra dica é sempre se manter hidratado enquanto estiver pedalando. Lembre-se de ingerir de 400ml a 600ml de água a cada hora. Caso o pedal seja mais longo, é preciso ingerir uma bebida isotônica e de preferência com um alimento rico em carboidrato.

O Tamanho Ideal

Antes de tudo é importante saber: a bicicleta funciona como uma peça de roupa: tem que ser do tamanho certo. Em relação aos quadros, normalmente as bikes de mountain bike têm tamanhos diversos, que variam de aro 15 a 21, dependendo do fabricante. Em alguns casos eles vêm com tamanhos entre S (pequeno), M (médio) e L (grande).

O mais indicado é que antes de comprar uma bike a pessoa vá

bike trilha

até uma loja e “experimente” o tamanho do quadro ideal. Isso pode variar não só do tamanho total da pessoa, mas também o tamanho do tronco e dos braços, do “cavalo” (distância entre a sola do pé e a região que está no selim), estilo de pilotagem, etc.

Ter a bike perfeitamente ajustada ao corpo é importantíssimo para uma experiência confortável e prazerosa. Na hora de comprar a bicicleta, uma dica bacana é sempre procurar uma loja especializada, que possui pessoas capacitadas para tirar todas as dúvidas e indicar o tamanho certo do quadro.

 

Por = Cadu Polazzo . Ele é o treinador da elite brasileira de mountain bike 
 
FONTE - globo.com